João Moutinho tem contrato com o Mónaco até 2018, mas diz que ainda gostava de experimentar outras paragens. Em entrevista ao jornal «Record» o médio fala ainda sobre o possibilidade de regressar a Portugal.
 
«Gostava ainda de experimentar outros campeonatos, Inglaterra ou Espanha, depois, quem sabe, mas confesso que gostava de voltar [a Portugal] um dia, sempre para o FC Porto», disse o médio, frisando que, «a regressar seria sempre pela porta do FC Porto».
 
O jogador, que representou também Sporting, diz que tem «um grande carinho pelo Sporting», mas garante: «Desde que entrei no FC Porto, que passou a ser o meu clube. Quero que ganhe sempre, todos os jogos, menos com o Mónaco».
 
«O FC Porto tem uma forma de trabalhar diferente, mas, acima de tudo, uma mentalidade com a qual me identifico muito», frisou.
 
Moutinho explica que decidiu trocar os dragões pelo Mónaco, em 2013, por ser «um projeto muito aliciante, um projeto de três ou quatro anos, que visava lutar pela Champions». Por isso, quando viu sair James Rodriguez e Radamel Falcao dos monegascos, o médio português pensou também na sua carreira.
 
«Passou-me pela cabeça sair. Sabia que o projeto estava a mudar e que atingir os objetivos coletivos e pessoais seria mais complicado. Não é só a questão de quem sai, também não existem entradas para colmatar essas saídas. Isso enfraqueceu o nosso grupo. Mas foquei-me na nova realidade, foquei-me no Mónaco e segui em frente», frisou.
 
«A equipa está numa fase boa, estamos nos oitavos de final da Champions. Neste momento, quero manter-me e ajudar o clube», garantiu.