Cristiano Ronaldo apurou-se esta terça-feira para a sexta final da Liga dos Campeões da carreira. Dez anos depois da primeira presença no derradeiro jogo da prova (pelo Manchester United frente ao Chelsea), o avançado colocou-se em posição privilegiada para conquistar, pelo Real Madrid, o quinto título europeu e isolou-se na lista dos portugueses com mais finais na principal competição europeia de clubes.

Ronaldo deixou para trás nomes como Cruz, José Augusto e Mário Coluna, que estiveram nas cinco finais em que o Benfica marcou presença durante a década de 60 (cinco ganhas e três perdidas).

O avançado do Real Madrid apanhou o ex-Milan Alessandro Costacurta e só perde para os ex-madridistas Alfredo di Stéfano (7) e Paco Gento (8), que reparte a liderança com Paolo Maldini, que foi a oito finais distribuídas pelo antigo e novo formado da competição, introduzido em 1992/93.

Se erguer o troféu na final de Kiev a 26 de maio, Cristiano Ronaldo torna-se no futebolista com mais títulos europeus na era Champions, superando (com cinco) nomes como Andrés Iniesta, Lionel Messi, Xavi e Clarence Seedorf, que têm quatro títulos no palmarés, e fica a um troféu do recordista Gento.

Refira-se que Cristiano Ronaldo atingiu a quarta final da Liga dos Campeões pelo Real Madrid na noite em que cumpriu o jogo 100 pelos merengues na competição e se isolou no segundo lugar da lista de jogadores com mais partidas realizadas na prova: soma 152 aparições, menos 15 do que o portista Iker Casillas.

Finais da Liga dos Campeões de Ronaldo:

Equipa Ano Resultado
Manchester United 2008 VENCEDOR
Manchester United 2009 Finalista vencido
Real Madrid 2014 VENCEDOR
Real Madrid 2016 VENCEDOR
Real Madrid 2017 VENCEDOR
Real Madrid 2018 -