O MOMENTO

FC Porto: seis vitórias no arranque da liga e liderança partilhada com o Sporting. A equipa de Sérgio Conceição respira força nos compromissos internos. Vem de um triunfo difícil em Vila do Conde, por 2-1, onde sofreu o primeiro golo no campeonato, para os 14 que já marcou. Do Algarve, marés de vitória ante o Portimonense: 14 triunfos nas 14 receções para a liga. Em vésperas da deslocação europeia ao Mónaco e do duelo com o Sporting para a liga e com Alex Telles condicionado durante a semana, podem surgir alterações nas laterais, com a entrada de Maxi ou Layún. Compromisso vital para cimentar o bom início dos pupilos de Conceição, que pode isolar-se como o técnico com o terceiro melhor arranque de campeonato pelo FC Porto, atrás de Jesualdo Ferreira (8 vitórias, 2007/2008) e Mihaly Siska (13 triunfos, em 1939/1940). Nos três jogos caseiros na liga 2017/2018, três triunfos, 10 golos marcados e nenhum sofrido.

Portimonense: moral em cima em vésperas da deslocação ao Estádio do Dragão, dias depois do triunfo caseiro com o Feirense, por 2-1. O bis de Nakajima – o japonês já tinha feito figura na Luz – permitiu o segundo triunfo aos algarvios em cinco jornadas, chegada aos seis pontos e algum respirar de alívio para a zona funda da tabela. O recém-promovido ao principal escalão é 13.º, tem dois pontos de vantagem para a zona de despromoção e procura, no Porto, o que ainda não fez na presente edição da liga: pontuar fora. São três desaires no mesmo número de jogos, dois golos marcados e seis sofridos.

AS AUSÊNCIAS

FC Porto: André André, por lesão.

Portimonense: Marcel, Tabata e Chidera, todos lesionados. Inácio, indisponível.

A PALAVRA DOS TREINADORES

Sérgio Conceição (FC Porto): «Espero um jogo difícil. Vamos encontrar uma equipa desinibida, com qualidade individual e com um treinador experiente, com muitos anos disto. Normalmente, o Portimonense cria dificuldades aos adversários. Vi os três jogos que o Portimonense fez fora – em Vila do Conde, na Luz e em Braga – e os resultados que teve não espelham o que se passou em campo. Portimonense competitivo, sem respeito pelo adversário. Vamos, de certeza, encontrar uma equipa que vem discutir o jogo e dificultar-nos a vida. Temos de assumir a responsabilidade e jogar para vencer.»

Vítor Oliveira (Portimonense): «O maior desafio é conquistar pontos, embora a exibição e a nota artística sejam importantes, mas o fundamental é conquistar pontos. É o máximo da ambição que podemos ter e seria extremamente positivo, até porque temos apenas seis pontos, quando contávamos, nesta altura, ter mais um ou dois. Evidente que vamos ter precauções, não podemos jogar abertos com o FC Porto porque senão somos goleados. Tapar os caminhos da nossa baliza, tentar jogar quando tivermos a bola e ter, nos nossos olhos, a baliza do FC Porto.»

OUTROS CONFRONTOS

O jogo inaugural da 7.ª jornada da liga marca o 29.º encontro entre FC Porto e Portimonense no principal escalão do futebol português. Nos 28 que já constam na história, supremacia evidente dos dragões: 20 vitórias, para quatro dos algarvios, além de quatro empates. No entanto, o domínio portista fica ainda mais claro na condição em que joga nesta sexta-feira: a de visitado. Na Invicta, o FC Porto soma 14 vitórias em outros tantos jogos com o Portimonense, que ainda procura pontuar na casa dos azuis e brancos. Nos duelos nas Antas ou no Dragão, saldo de 41-3 em golos, favorável aos dragões.

EQUIPAS PROVÁVEIS

FC Porto

Outros convocados: não divulgados.

Portimonense

Outros convocados: Léo, Lumor, Felipe Macedo, Rosell, Dener, Pires, Manafá.