O Shakhtar Donetsk, treinado pelo português Paulo Fonseca, conquistou esta quarta-feira a Taça da Ucrânia, ao vencer, na final, o grande rival dos últimos anos, Dínamo de Kiev, por 2-0, na Arena Dnipro.

Os golos da equipa laranja e preta surgiram na segunda parte e o primeiro teve toque sul-americano. Aos 47 minutos, Butko arrancou pela direita e cruzou rasteiro para o argentino Facundo Ferreyra desviar para o 1-0.

O segundo tento apareceu ao minuto 61, num livre de Rakitsky que ainda contou com um ligeiro desvio na barreira, traindo o guardião do Dínamo, Denys Boyko.

A equipa de Paulo Fonseca ergue o troféu pela terceira época consecutiva e conquista a Taça pela 12.ª vez no seu historial.

Este é o quarto título do treinador luso pelo Shakhtar Donetsk, a segunda Taça, aos quais se juntam os êxitos no campeonato da época passada e da Supertaça ucraniana, no início desta.

O Shakhtar pode voltar a fazer a festa no próximo fim-de-semana, na penúltima jornada da fase de campeão da liga. Uma vitória na receção ao Veres garante automaticamente a revalidação do título nacional.