Está aí mais uma edição da Liga Europa e de mãos cheias. A décima edição da prova, em 2018/2019, dará a conhecer o sucessor do Atlético de Madrid – que até pode ser o próprio, caso os espanhóis sejam relegados para a prova na Liga dos Campeões – e tem Baku como meta e ambição para 48 clubes a abrir. A final joga-se a 29 de maio de 2019, no Estádio Olímpico da capital do Azerbaijão.

Entre os 12 grupos, do A ao L, 41 protagonistas portugueses - 39 jogadores e dois treinadores - vão a jogo na segunda competição europeia de clubes mais importante ao longo da época.

Do total de nomes lusos, 18 deles são do Sporting: cinco jogadores e o treinador na equipa principal, mais 12 da lista B.

Dos restantes 23, gregos e turcos a comandar na representação. O Olympiakos, treinado por Pedro Martins, tem ainda José Sá, Roderick e Daniel Podence, num total de quatro lusos. O Akhisar tem três atletas: Miguel Lopes, Josué e Hélder Barbosa.

Num olhar aos grupos, e ao contrário da Liga dos Campeões – com portugueses em sete dos oito - há menos representatividade lusa nessa proporção. Dos 12 agrupamentos, três deles não têm qualquer nome nacional: são eles o A, D e K.

No sentido inverso, o grupo E, do Sporting, é naturalmente o que tem mais. Mas só olhando aos seis nomes portugueses dos leões na lista principal, estes são igualados por outros tantos no grupo G e no J. É nestes dois últimos, além do H, que se esperam mais duelos entre portugueses, pois três em quatro equipas têm algum tipo de representatividade nacional.

Podence contra William e mais dois

A primeira jornada da Liga Europa, esta quinta-feira, tem em agenda três duelos entre portugueses. Os primeiros dois têm apito inicial às 17h55. No grupo F, Rolando contra Geraldes e Paciência no Marselha-Eintracht Frankfurt. No grupo J, Daniel Carriço e André Silva ante Orlando Sá no Sevilha-Standard Liège. Às 20h00, no grupo F, um curioso reencontro entre dois jogadores que rescindiram com o Sporting: Podence e William defrontam-se num Olympiakos-Bétis, ainda com Pedro Martins, Roderick e José Sá do lado grego.

Nos outros jogos com portugueses, o Rangers, de Candeias, joga em Espanha ante o Villarreal. O Apollon Limassol, de Bruno Vale e João Pedro, visita a Lazio. O Besiktas, de Pepe e Quaresma, recebe o Sarpsborg. O PAOK, de Vieirinha, é anfitrião do Chelsea. O Akhisar, de Miguel Lopes, Josué e Hélder Barbosa, defronta o Krasnodar, na Turquia. Isto às 17h55.

Às 20h00, o Sporting recebe o Qarabag e há mais três em ação. Teste para Bruma no Leipzig-Salzburgo, para Luís Neto no Copenhaga-Zenit e para Daniel Gonçalves no Dudelange-Milan.

OS PORTUGUESES NA LIGA EUROPA 2018/2019:

Grupo A:
Sem representantes, ente Bayer Leverkusen, AEK Larnaca, Zurique e Ludogorets.

Grupo B:
Celtic:
Rosenborg:
Salzburgo:
Leipzig: Bruma

Grupo C:
Bordéus:
Slavia Praga:
Copenhaga:
Zenit: Luís Neto

Grupo D:
Sem representantes, entre Anderlecht, Dínamo Zagreb, Spartak Trnava e Fenerbahçe.

Grupo E:
Sporting: André Pinto, Bruno Gaspar, Bruno Fernandes, Nani, Carlos Mané, José Peseiro (treinador). Lista B: Luís Maximiano, Diogo Sousa, Tiago Djaló, Abdu Conté, Thierry Correia, Diogo Brás, Daniel Bragança, Bruno Paz, Miguel Luís, Jovane Cabral, Pedro Marques, Elves Baldé.
Arsenal:
Qarabag:
Vorskla:

Grupo F:
Bétis: William Carvalho
Milan:
Olympiakos: José Sá, Roderick, Podence, Pedro Martins (treinador)
Dudelange: Daniel Gonçalves

Grupo G:
Villarreal:
Rangers: Candeias
Spartak Moscovo:
Rapid Viena:

Grupo H:
Lazio:
Marselha: Rolando
Eintracht Frankfurt: Francisco Geraldes, Gonçalo Paciência
Apollon Limassol: Bruno Vale, João Pedro

Grupo I:
Besiktas: Pepe, Ricardo Quaresma
Malmö:
Genk:
Sarpsborg:

Grupo J:
Sevilha: Daniel Carriço, André Silva
Standard Liège: Orlando Sá
Akhisar: Miguel Lopes, Josué, Hélder Barbosa
Krasnodar:

Grupo K:
Sem representantes, entre Rennes, Dínamo Kiev, Jablonec e Astana.

Grupo L:
Chelsea:

PAOK: Vieirinha
MOL Vidi:
BATE Borisov: