Apresentado esta segunda-feira como treinador da Fiorentina, Paulo Sousa não quis falar de títulos, mas frisou que quer criar uma equipa vencedora com um tipo de jogo atraente. Admitindo-se fã do seu antecessor, o português diz que não quer romper com o passado, mas há quem lembre outros passados.
 
Depois de ter passado seis épocas por Itália, o serviço de Juventus, Inter de Milão e Parma, Paulo Sousa fez questão em falar em italiano na conferência de imprensa de apresentação aos jornalistas.
 
«Estou aqui para trabalhar duro e conseguir coisas importantes. Prometo muito trabalho, muita honestidade, e espero também um pouco de sorte para vencer», frisou o técnico, afirmando que quer «uma Fiorentina vencedora e atraente».
 
«Quero uma equipa procura de fazer golos, de ganhar os jogos, mas também entusiasmar os adeptos. Não me bastam os resultados, quero viver essas vitórias».
 
Até há pouco tempo técnico do Basileia, clube com o qual venceu o campeonato suíço, Paulo Sousa sucede na Fiorentina a Vincenzo Montella, de quem só teve boas coisas a dizer. «Sou fã dele e sinto-me honrado por ter sido convidado aqui estar. Ele pôs a equipa a fazer um jogo bonito e positivo e eu identifico-me com estes valores. Ao entrar num clube, nunca esqueço o trabalho que foi feito para trás, mas quero deixar a minha marca», frisou.
 
«Sou ambicioso e quero que os meus jogadores também o sejam. Quero dar coragem e personalidade à equipa e envolver os adeptos».
 
Entre os jornalistas, houve quem recordasse a Paulo Sousa que os adeptos talvez não esqueçam que, como jogador, vestiu a camisola da rival Juventus. «Em Itália, melhorei como jogador, como pessoa e certamente melhorarei como treinador. Vou defrontrar colegas de grande nível e espero aprender também com eles. Quero que pensem em mim, não pelo que fiz como jogador da Juventus, mas pelo trabalho em Florença», disse o treinador.
 
O nome de Rui Costa, «o português mais acarinhado na Fiorentina» também foi lembrado, e Paulo Sousa, longe de se mostrar melindrado, afirmou: «Eu sei como ele gosta deste clube e como os adeptos gostam dele. Espero conseguir trazer-lhes tanta alegria como ele trouxe».
 
Paulo Sousa assinou contrato com a Fiorentina por duas épocas, com mais uma de opção.