O presidente da Junta de Freguesia da Camacha, na Madeira, apresentou queixa na Polícia de Segurança Pública contra desconhecidos pelo furto, esta noite, do monumento comemorativo do primeiro jogo de futebol em Portugal.

David Rodrigues reconheceu que será difícil identificar os autores do furto, considerando que a peça em latão poderá já ter sido desmantelada e comercializada no mercado paralelo das sucatas e ferro velho.

O autarca da Camacha, freguesia do concelho de Santa Cruz, adiantou à agência Lusa que, nos últimos tempos, têm sido frequentes os furtos de materiais em metal, como adufas e contadores.

A escultura encontrava-se no Largo da Achada, no centro da freguesia, junto a um muro onde se pode ler a inscrição «Aqui se jogou futebol pela primeira vez em Portugal - 1875 – Camacha».

O monumento, da autoria do escultor madeirense Amândio de Sousa, foi inaugurado em 1969, sendo que o elemento principal, precisamente o que foi furtado, era uma escultura abstrata.

Vários historiadores defendem que o Largo da Achada serviu de campo para o primeiro jogo de futebol realizado em Portugal, na segunda metade do século XIX, tendo sido introduzido pelo jovem inglês Harry Hinton, que na altura estudava em Londres, de onde trouxe a bola.