João Sousa conseguiu esta quinta feira uma das mais importantes vitórias da carreira. O tenista português eliminou o norte americano Jack Sock, número 26 do mundo, está nos quartos de final do Masters de Madrid e garantiu o acesso ao top-30 do ranking ATP!

Com este triunfo em três sets (6/1, 6/7 e 6/2), Sousa garante desde já 119 pontos para o ranking, subtraindo os 61 que conquistou em Madrid no ano anterior.

João Sousa teve momentos perfeitos ao longo do jogo, cuja duração ultrapassou as duas horas, e mostrou mais ténis e mais concentração do que o gigante do Nebraska.

Sock, a partir do momento em que percebeu estar em dificuldades, passou a contestar várias decisões do juiz. Não resultou. Desconcentrou-se e abandonou a discussão da partida. No final, o americano nem cumprimentou o árbitro. Lamentável.

O senhor que se segue para o vimaranense é... Rafael Nadal.

Perfeito no primeiro set, derrotado no tie break no segundo

Depois de um primeiro set a roçar a perfeição, João Sousa perdeu o segundo para Jack Sock no tie break.

À segunda tentativa no segundo set, o português quebrou o serviço a Sock, mas o norte americano respondeu no sexto jogo do parcial, igualando a 3-3. O jogo estendeu-se até ao tie break e aí apareceu o serviço de Sock ao melhor nível: 7-3.

João Sousa arrasou Jack Sock no primeiro set: 6-1 para o português, com uma lição de bom ténis à mistura. O norte americano desorientou-se e não conseguiu aproveitar o melhor lado do seu jogo, a pancada de direita.

Sousa respondeu muito bem ao jogo pesado do gigante Sock e criou muitas dificuldades ao oponente, com trocas de bola prolongadas e variadas.

Depois de eliminar Nicolas Mahut e Marc Granollers, Sousa passou com categoria pelo número 26 do mundo, um tenista muito alto (1,91m), muito forte no serviço e com uma direita poderosa.

João Sousa nunca chegou tão longe num torneio deste gabarito (classe 1000).