Alex Rodriguez admite que se dopou. O jogador de basebol dos New York Yankees, a maior estrela do desporto norte-americano nesta altura, fez a confissão depois de ter sido noticiado que acusou positivo em 2003 para esteróides.
«Tomei efectivamente uma substância proibida», afirmou A-Rod à ESPN, regindo à denúncia publicada pela Sports Illustrated. «Lamento muito e estou profundamente arrependido. Fui estúpido durante três anos. Muito estúpido», afirma ainda o jogador, que é o mais bem pago de sempre da história do basebol e também é famoso pela sua relação com Madonna.
Rodriguez, que na altura representava os Texas Rangers, foi um de 104 jogadores que acusaram positivo em testes levados a cabo para perceber se a Major League Basebol (MLB) devia ser mais dura com a questão do doping. A MLB defende que os testes eram anónimos e não tinham fins disciplinares. Rodriguez não incorre em qualquer sanção, uma vez que as actuais medidas disciplinares rigorosas contra o doping só foram aprovadas pela Liga precisamente depois desses testes de 2003.
Rodriguez, de origem dominicana, é um fenómeno de popularidade e era a grande esperança da MLB para melhorar a imagem do desporto, que já tinha sido afectado por vários casos de doping. A revelação foi um choque para muitos e até Barack Obama, o novo presidente dos Estados Unidos, reagiu.
«São notícias deprimentes, em cima do que já foi uma série de questões deprimentes relacionadas com a MLB. Para um fã da MLB, acho que acaba com uma era, até certo ponto», afirmou Obama, citado pela BBC: «É lamentável, porque acho que há muitos jogadores limpos.»