Na semana em que foram preenchidas as últimas vagas de acesso à fase final do Campeonato do Mundo de 2010, o Maisfutebol inverte o plano e apresenta-lhe as piores selecções do Mundo, ou melhor, os últimos classificados no ranking da FIFA. Com zero pontos! Uma prova de que o fenómeno futebolístico abrange várias latitudes.
Ao longo das últimas semanas, fomos conhecer a realidade das selecções de San Marino, Anguilla, Montserrat, Samoa Americana e Papua Nova Guiné. Cinco histórias, envolvendo cinco selecções que ocupam o 203º e último lugar da tabela classificativa da FIFA.
A Anguilha tem um goleador que não marca, enquanto a Samoa Americana apresenta o recorde mundial da derrota mais pesada: 0-31!
Montserrat já disputou uma final, mas a final entre as piores selecções do Mundo. E perdeu.... San Marino tem o recorde do golo mais rápido num jogo de qualificação para o Mundial, mas pouco mais que isso.
Esta sexta-feira foi apresentada a última pior selecção do Mundo, a Papua. Um país onde falam 850 línguas e nenhuma é a língua do futebol, a tal que se diz universal. Um país ainda que adoptou o método de Coerver antes do F.C. Porto.
A nossa viagem pelas piores selecções do Mundo começou segunda-feira com Anguilla. Seguiu-se a Samoa Americana, depois Montserrat na quarta-feira. Hoje apresentamos San Marino e a Papua Nova Guiné fecha o cortejo, esta sexta-feira.
A cada dia desta semana, mais um país, uma realidade, inúmeras curiosidades. Sente-se confortavelmente e acompanhe-nos. Verá que vai valer a pena.