Os brasileiros chamam-lhes «canetas» ou «rolinhos», pela América do Sul hispânica são «caños». «Petit pont» em França, «panna» ou «nutmeg» em Inglaterra. Em Portugal são «túneis» e, infelizmente, não têm sido aqueles que têm andado na ordem do dia e causado tanta polémica. Os verdadeiros (e os que mais interessam) túneis estão aqui, neste levantamento do Maisfutebol no Youtube de alguns dos melhores truques do futebol.
Feitiço virado contra o feiticeiro
Esquecer e recordar
Os craques são aqueles que mais vezes mais recorrem ao truque, percebendo a vulnerabilidade do movimento em falso dos adversários ou simplesmente arriscando uma jogada nova para seguir em frente com a bola e chegar à baliza contrária. Maradona, Garrincha, Pelé, Zidane, Deco, Rui Costa, Ronaldinho, Ronaldo e Cristiano são apenas alguns exemplos de verdadeiros artistas dos túneis. Em baixo tem algumas compilações que não pode, absolutamente, perder. Não se esqueça de que nós avisámos. O último é uma loucura de um génio argentino pós-Maradona.
Compilação 1:

Compilação 2:

Compilação 3:

Juan Román Riquelme foi um dos muitos jogadores argentinos rotulados como «novo Maradona», um patamar que se revelou alto de mais para quase todos eles. No entanto, durante a sua primeira passagem pelo Boca Juniors, na Bombonera, a esperança era muita. No seu país, o habitat natural, conseguia mostrar uma irreverência que não nunca saiu da concha em Barcelona e Villarreal: