Otamendi deixou boas indicações na primeira época ao serviço do F.C. Porto. Os dragões compraram metade do passe do jogador argentino e podem adquirir a restante percentagem até 5 de Setembro de 2011. Contudo, o Málaga manifestou interesse no central.

Segundo o Relatório e Contas portista do terceiro trimestre de 2010/11, divulgado nesta sexta-feira, o «Vélez Sársfield manteve uma opção de venda à Sociedade dos restantes 50% dos direitos económicos deste jogador (Otamendi) pelo montante de 4.000.000 Euros, exercível até 5 de Setembro de 2011.»

Saiba quanto o F.C. Porto comprou de Iturbe e Kelvin

O F.C. Porto pagara no último defeso, recorde-se, 4 milhões de euros por metade do passe de Otamendi. Agora, poderá ser confrontado com um valor superior para garantir o jovem central por inteiro. Tudo por culpa do Málaga.

Pode custar 7,5 milhões ao Porto

«A intenção do Vélez é vender os seus 50 por cento, mas temos tempo para decidir até Setembro. É preciso decidir se iremos vencer ao F.C. Porto ou analisaremos a melhor oferta em cima da mesa», começou por dizer o presidente do clube argentino, Fernando Raffaini, em conversa com o Maisfutebol.

Perante a inconfidência, surgiu a questão inevitável. Que oferta? «O Málaga oferece 15 milhões de euros pela totalidade do passe do jogador. Ainda não o fez por escrito, mas são as informações que temos. Perante isso, o F.C. Porto pode falar connosco para vendermos ambos as nossas percentagem, ou o Porto terá de cobrir esse valor», explica o dirigente.

F.C. Porto: resultado negativo de 2,1 milhões de euros

Contas feitas, sabendo-se que os dragões querem segurar Otamendi quanto antes e evitar esse assédio de outros emblemas, a operações podia custar mais 3,5 milhões ao clube portista. «Olhando para esse valor de 15 milhões, a questão é simples: o F.C. Porto, se quiser ficar com os outros 50 por cento de jogador, terá de pagar 7,5 milhões e não 4 milhões, pois seria esse valor que o Veléz receberia com a proposta do Málaga», acrescenta Raffaini.

Ou seja, neste cenário, Otamendi custaria um total de 11,5 milhões de euros aos cofres azuis e brancos. Isto, claro, se o Málaga oficializar por escrito a proposta.

«Falta algum tempo para Setembro e podemos analisar a situação com calma, não ficou nenhum prazo definido com o F.C. Porto para voltarmos a falar. Até 5 de Setembro, veremos», conclui o presidente do Vélez Sarsfield.

Quatro jogadores disponíveis

O Relatório e Contas da SAD do F.C. Porto permite fazer um ponto de situação sobre os activos dos dragões. Na rubrica «investimentos disponíveis para venda», podem encontrar-se quatro nomes: Hélder Postiga, Valeri, Stepanov e Pelé.

Ou seja, o F.C. Porto tem 27 por cento do passe de Valeri, 30 por cento do passe de Pelé e 50 por cento dos passes de Stepanov e Hélder Postiga.