O Manchester United aumentou os lucros em 79,2 por cento na temporada passada, apesar de ter sido prematuramente afastado da Liga dos Campeões, anunciou o clube inglês.

Na divulgação dos resultados financeiros da época 2011/12, os Red Devils registaram lucros de cerca de 28 milhões de euros, mas sofreram uma quebra de 3,3 por cento nas receitas desportivas e televisivas nos três últimos meses, principalmente devido a terem falhado o acesso aos oitavos de final da Champions (integrava o grupo do Benfica).

Contudo, o adversário do Sporting de Braga no Grupo H da competição somou pela primeira vez mais lucros na área comercial e de imagem, com uma subida de 13,7 para 145 milhões euros, do que nos direitos de transmissão televisiva dos jogos, que teve uma quebra de 11,3 por cento, para cerca de 130 milhões de euros.

Apesar de uma temporada desportiva algo dececionante, o clube inglês, em que atuam os portugueses Nani e Bebé, aumentou os seus lucros principalmente devido a um acordo de patrocínio, o maior da história do futebol mundial, de 430 milhões de euros com a Chevrolet e um novo ajuste das transmissões televisivas da Premier League.

«O último ano fiscal foi o melhor da história do clube. Aumentámos os lucros, diminuímos a nossa divida e ainda fortalecemos o nosso plantel, com os jogadores de classe mundial como Kagawa e Van Persie», disse o vice-presidente do Manchester United, Ed Woodward.