O golo que Portugal tardou em perceber está em destaque no site oficial da UEFA. Lembra-se daquela repetição que cortou uma jogada decisiva nas meias-finais do Euro2004, frente à Holanda. De ver apenas a bola entrar na baliza holandesa, vinda dos pés de Maniche?

A UEFA recua no tempo para recuperar esse momento de inspiração do médio. Portugal vencia por 1-0 e fez o segundo, antes do tento de Jorge Andrade na própria baliza. 2-1, seleção na final do europeu, antes do desastre frente à Grécia.

Na secção chamada Training Ground, o site do organismo explica alguns segredos de jogadores famosos. Maniche foi convidado a descrever aquele pontapé de ângulo quase impossível, na sequência de um canto curto de Cristiano Ronaldo.

O médio rematou de pronto, Van der Sar viu a bola fugir para o ângulo mais distante e os adeptos portugueses exultaram de satisfação.

«Pensei em fazer aquilo que fiz, mas nunca imaginei que pudesse ser um golo tão bom como aquele. Tive felicidade mas foi um remate com convicção», recorda Maniche.

A UEFA salienta o ângulo difícil e três adversários na trajetória da bola. Esta fez o efeito contrário, o arco para fora, fugindo de Van der Sar. «Lembro-me que muitos guarda-redes não gostava daquela bola, porque ia com muitos efeitos.»

«Foi um momento histórico para mim e para a equipa. Nunca vou esquecer esse golo», concluiu Maniche. E você, lembra-se?