Manuel Balela é mais um treinador português a atingir o sucesso em Africa. O técnico conseguiu este sábado subir o Kawkab Marraquexe à primeira divisão marroquina, depois de uma vitória por 1-0 no terreno do terceiro classificado que colocou o Kawkab onze pontos à frente do mais director perseguidor, quando faltam duas jornadas para o fim do campeonato e quando há espaço apenas para duas promoção à primeira divisão.
O treinador é por isso um homem feliz. «Quando decidi abraçar este desafio, houve amigos que me ligaram a perguntar o que vinha para aqui fazer. Diziam que a direcção era inexperiente, que o clube não tinha dinheiro e que os campeonatos aqui se ganham fora de campo, comprando os árbitros e os adversários», contou ao Maisfutebol. «Eu respondi-lhes que no final se via, por isso estou feliz por ter conseguido atingir o objectivo».
Uma aposta bem sucedida do presidente Tahar (ex-Benfica)
O trajecto de Manuel Balela foi de resto de enorme sucesso. «Quando cheguei ao clube, estava o campeonato na nova jornada, a equipa estava em oitavo lugar a sete pontos do primeiro. Agora, a duas jornadas do fim, estou no segundo lugar, com a subida de divisão assegurada e apenas a um ponto do primeiro classificado. Tudo o que consegui é por isso um motivo de enorme satisfação e muito orgulho». O técnico português foi uma aposta pessoal de Tahar, o antigo jogador do Benfica, que deve estar agora muito satisfeito. «Já há dez anos, quando tive a primeira passagem pelo clube, deixei a equipa nas meias-finais da Taça de África, que é equivalente à Taça UEFA, que depois eles ganharam conseguindo o único troféu internacional do clube. O Tahar lembrou-se disso e convenceu-me a abraçar este projecto».
A pergunta que se colocou a seguir foi se o próximo objectivo passa por conquistar o título da segunda divisão. «As pessoas aqui dizem que já somos campeões», garante. «Dizem que a equipa que vai em primeiro lugar comprou mais de vinte jogos durante a época para poder ser campeão. Por isso, estar nesta altura a um ponto de distância já é ser campeão. Mas isso é o que dizem eles. Eu sou estrangeiro e prefiro não o fazer». Por falar nisso, Manuel Balela é o primeiro treinador estrangeiro a fazer subir uma equipa à primeira divisão. «Nunca houve um treinador estrangeiro a fazê-lo. Até agora só treinadores marroquinos é que tinha subido equipas». O que é mais um motivo para festejar. «Estamos ainda no hotel, a cerca de 700 quilómetros de Marraquexe, mas dizem que lá na cidade as pessoas já andam em festa na rua».