Manuel Machado, treinador do V. Guimarães, considerou o resultado «mentiroso» na recepção à Académica e recusou a ideia de ter falado «alguma vez no terceiro lugar». Na conversa com os jornalistas, o técnico voltou a reflectir sobre a necessidade de jogar bem e a imperatividade dos pontos.

«Da minha boca nunca ouviram falar do terceiro lugar. Quando assumi esta responsabilidade, falei apenas nos cinco primeiros lugares. Não existe motivo para qualquer pressão adicional. Este resultado mente profundamente.»

Como explica a derrota?

«Se tivéssemos a ganhar por 2-0 aos 15 minutos seria normal. O guarda-redes, a barra, a ineficácia impediram-nos de ganhar. Num momento de desconcentração fomos castigados. A perder fizemos um futebol mais directo, menos racional. O Nilson sofreu dois golos sem fazer uma defesa; o Peiser fez uma mão-cheia de belas intervenções. Dou os parabéns à Académica pela eficácia defensiva e pelo aproveitamento que fez dos lances de ataque. O Vitória fica com um triunfo moral. Jogou bem melhor do que em Leiria e ficou sem coisa nenhuma. Entre jogar bem e não ter pontos e jogar menos bem e vencer, sou pela segunda hipótese.»

A Crónica do Jogo

Os Destaques do Jogo