É caso para dizer: assim até eu!

Um corredor inglês foi obrigado a devolver a medalha de bronze conquistada na maratona de Kielder por ter sido descoberto que fez parte do percurso...à boleia.

Rob Sloan, corredor amador, entrou num autocarro que transportava alguns adeptos e, de acordo com testemunhas, saiu perto da meta, escondeu-se atrás de uma árvore, aguardou a passagem dos dois primeiros e voltou à pista, terminando no último lugar do pódio.

Os 42 quilómetros do percurso foram percorridos pelo maratonista inglês em 2h51. «Pelo desempenho dele nas outras parciais da prova, como conferimos em pontos de controlo, ele precisaria de uma performance de atleta olímpico nos últimos 10 quilómetros para chegar em terceiro», afirmou Steve Cram, organizador da prova, em declarações à BBC.

Obviamente os restantes atletas apresentaram queixa contra Rob Sloan e este foi desclassificado. O atleta tinha ganho uma prova de 10 quilómetros no dia anterior, na mesma localidade, mas o resultado vai ser reavaliado. Além disso, Sloan pode ser expulso da sua equipa e proibido de disputar provas no futuro.

Antes de se descobrir a farsa, Rob Sloan ainda deu entrevistas a falar da dureza da prova. No vídeo abaixo vê-se o corredor que ficou em quarto lugar, originalmente, ainda sem perceber de onde veio o homem que fechou o pódio.