O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou Fernando Santos, pelo doutoramento honoris causa atribuído pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

«Representa um merecido reconhecimento por uma trajetória profissional feita de persistência, humildade e capacidade de liderança, a qual foi coroada, em 2016, por um feito ímpar alcançado pelo desporto nacional», refere a mensagem no site da Presidência.

Fernando Santos, que liderou Portugal à conquista do Euro2016, em França, tornou-se esta sexta-feira no 10.º doutor honoris causa da universidade transmontana, passando, segundo o reitor António Fontainhas Fernandes, a «estar ligado para sempre» à história desta instituição.

«A homenagem concedida a Fernando Santos sublinha também o seu exemplo em, através duma capacidade de liderança e dum trabalho de equipa profícuo, superar dificuldades e transformar sonhos em realidades», sublinha ainda Marcelo Rebelo de Sousa.

A nota presidencial destaca também que, «em tempos de grandes desafios», é de saudar a iniciativa da UTAD em enfatizar estes valores, «desenhando caminhos de esperança para o país».

A mensagem do Presidente da República recorda que, na sequência da vitória portuguesa no Campeonato Europeu de Futebol de 2016, Fernando Santos foi agraciado com o Grau de Grande Oficial da Ordem do Mérito.

Fernando Santos formou-se em engenharia técnica de Eletrónica e Telecomunicações em 1977 e, pelo meio da sua carreira profissional, geriu um hotel no Estoril durante 17 anos, um trabalho que disse que o ensinou a “gerir e liderar pessoas”.

O técnico iniciou a sua carreira de jogador no Operário da Graça, em 1970/71, passou pelo Benfica e pelo Marítimo e, em 1987, assumiu a condição de treinador do Estoril-Praia. Seguiram-se Estrela da Amadora, FC Porto, Sporting, Benfica e, na Grécia, AEK, Panathinaikos e PAOK.

Em 2010, aceitou o convite para orientar a seleção grega e, em setembro de 2014, foi apresentado como treinador da seleção portuguesa, conseguindo a qualificação para o Euro2016 e a consequente conquista do inédito título.