Mariano Barreto, responsável pela selecção do Gana a competir nos Jogos Olímpicos, está bastante satisfeito com a prova. Começou com o animador empate diante da Itália, no Grupo B, uma das equipas mais fortes do torneio, o que lhe dá embalagem para chegar ao pódio. «O Gana vai jogar para uma medalha», confessa à Maisfutebol Rádio. «Acredito, sinceramente, que deste grupo sairão as equipas medalhadas. Frente à Itália, acabámos por perder dois pontos, mas numa análise fria foi um jogo que nos deu prestígio».
Curiosamente, Mariano Barreto «é um português nos Jogos Olímpicos em representação de um outro país», um feito interessante e o que o deixa com um «orgulho muito grande de ser português». Uma perspectiva que se explica de forma simples: «Estando à frente de uma selecção de outro país também posso dignificar Portugal e posso contribuir para a imagem do nosso país. Estando à frente de uma selecção com resultados favoráveis fico contente».
Para todos os efeitos, o empate do Gana frente à Itália (2-2) acabou por ser surpreendente, mas só «quem trabalha» de perto com os africanos «podia prever esse resultado»: «Espero que em função daquilo que soubermos fazer frente à selecção do Paraguai e nomeadamente com o Japão, possamos passar à fase seguinte. e aí sim julgo que estaremos em condições de poder dizer que iremos lutar por uma medalha.
Mariano Barreto também comentou a derrota da selecção portuguesa diante da congénere iraquiana (4-2), o que tem causado muito barulho de fundo: «Foi uma grande surpresa, mesmo maior surpresa dos jogos, o Iraque ter ganho à selecção portuguesa. Terá sido um acidente, sabe que no futebol os erros pagam-se caros. Espero que a selecção portuguesa saiba recuperar, porque a selecção portuguesa precisa destes jovens e eles próprios precisam de dar uma outra imagem e não aquela que demonstraram ontem. São acidentes que acontecem ás grandes selecções. isto não invalida que esta é a maior surpresa dos jogos Olímpicos, a derrota da selecção de Portugal diante do Iraque».