Mario Zagallo não tem dúvidas: o Brasil é o principal candidato a vencer o grupo G do Mundial da África do Sul, onde se encontra Portugal. O MaisFutebol conversou com o antigo jogador e seleccionador brasileiro, que tem a particularidade de, entre o banco e o relvado, ter participado em todos os títulos mundiais ganhos pelo Brasil. E em 2010, pelo menos na fase de grupos, também aponta a «canarinha» como vencedora.
«Que azar! Portugal é fortíssimo»
«O favorito é o Brasil, tenho de escolher o Brasil. Portugal vai ficar no segundo lugar. Acho que Portugal e Brasil são os mais fortes candidatos a passar o grupo. A surpresa poderia ser a Costa do Marfim, que vai ser o grande ponto de interrogação do grupo. Do que eles conseguirem fazer vai depender muito da classificação final. Mas tudo indica que Brasil e Portugal vão conseguir a qualificação», afirmou.
Afastando à partida a Coreia do Norte, «a selecção mais fraca do grupo», Zagallo analisa, ainda, o estado actual da equipa portuguesa: «Acho que ainda não mostraram tudo o que valem até este momento, tanto é que tiveram dificuldades para se apurar. Mas é uma equipa que cresceu no momento certo e agora no Mundial pode fazer boa figura.»
Tudo sobre o sorteio para o Mundial 2010
E será Portugal candidato ao título? «Não sei, seria uma surpresa, mas ainda é cedo para falar das hipóteses de cada selecção no campeonato do mundo. Estamos, ainda, na fase do sorteio e depois de ver o que acontece na primeira fase é que se consegue ter uma ideia mais forte dos verdadeiros candidatos», lembrou.
No entanto, lá revelou os seus prognósticos: «Brasil, Inglaterra e Itália são os principais candidatos.»