Pedro Martins já conta com mais um reforço. O tão falado lateral direito já chegou a Ofir, onde o Marítimo cumpre o estágio de pré-temporada. Mas o seu nome é Félix Jude Abuchi e não Oguchi, conforme chegou a ser avançado, sendo o seu clube de procedência o Union San Felipe, do Chile. Aos 21 anos, Abuchi tenta um lugar na Europa.

Ékele, Taiwo e Ibrahim foram os outros nigerianos contratados pelo Marítimo neste mercado de transferências.

«Estou muito contente por estar em Portugal, e jogar na I Liga», revelou em castelhano o nigeriano, que não escondeu «a surpresa» pelo convite maritimista. «O meu agente aconselhou-me a aceitar este convite, vou dar o melhor», disse o lateral mostrando-se confiante em termos de adaptação ao futebol português: «É diferente do chileno mas penso que não terei problemas». E quanto aos restantes companheiros nigerianos: «Estou certo que formaremos uma família».

O Marítimo continua de resto a preparar a entrada na Liga 2011/12. Nesta quarta-feira o plantel de Pedro Martins realizou duas sessões de trabalho e o porta-voz do grupo foi o jovem guarda-redes Ricardo, que na última época brilhou ao serviço da equipa B maritimista.

«Temos um bom grupo, com ambição, trabalhador e que não vai desapontar os adeptos pois desde cedo se está a empenhar ao máximo para poder cumprir os objectivos», começou por afirmar o homem que vai tentar destronar Peçanha e Salin na baliza verde-rubra.

«Está a haver uma evolução no ritmo competitivo. Basta ver que a nossa equipa não tinha feito nenhum jogo até esta fase e conseguimos uma vitória logo no primeiro jogo. Nos outros encontros, frente a equipas da Liga Zon Sagres, que já têm mais trabalho, não sofremos golos e criamos oportunidades para marcar», prosseguiu.

Em termos pessoais, Ricardo considera que o seu trabalho «tem sido positivo»: «Jogar ao mais alto nível numa equipa com a qualidade do Marítimo é algo que qualquer jogador deseja».Depois, sobre a luta a três em termos de baliza, o guarda-redes foi claro: «Os meus companheiros da baliza têm-me ajudado imenso a evoluir. São dois guarda-redes com créditos na I Liga, e têm essa preocupação de me ajudar e até de me corrigir. Se todos nos ajudarmos, quem vai lucrar é o grupo». Claro que a sua ambição é jogar: «Estou aqui para trabalhar, para ajudar e se algum dia tiver a minha oportunidade vou fazer tudo para agarrar essa oportunidade».

Por último, Ricardo falou sobre a época que está à porta: «Temos um grupo que mistura juventude e também experiência, mas os mais jovens têm muita qualidade. Com o apoio de toda a estrutura do clube e da equipa técnica, acredito que vamos fazer coisas muito bonitas».

Em termos de panorama clínico, não se registaram novidades. Assim, Baba e Igor Rossi continuam condicionados face a pequenos problemas. O avançado sofreu um traumatismo no joelho, enquanto o segundo, defesa central, acusa uma mialgia na coxa esquerda. Recorde-se que na Madeira ficaram em recuperação João Luíz, Benachour e André Vilas Boas.

O Marítimo defronta o Feirense esta quinta-feira, às 17 horas, em São João de Ver, num segundo embate com os recém promovidos à I liga, pois no primeiro embate registou-se um empate (0-0). Para além deste encontro, os madeirenses defrontam ainda o Paços de Ferreira no sábado e no domingo, o adversário é o Guimarães.

Entretanto, o avançado Helmut, antigo jogador da formação insular, rumou ao Fátima a título definitivo.