O médio defensivo Rafael Miranda acredita que a base da equipa que transita da época passada pode garantir ao Marítimo uma boa posição na tabela classificativa, lutando pela Europa.

«Se os adversários que se reforçaram têm o ponto positivo de trazerem bons valores, o Marítimo tem o ponto positivo de manter uma base. Claro que perdemos algumas peças mas o nosso pensamento continua a ser lutar pelo apuramento a uma competição europeia. O nosso primeiro objectivo é figurar entre os cinco primeiros e depois veremos o que acontece», disse o jogador brasileiro, desvalorizando a mudança de Kléber e Djalma para o F.C. Porto.

Questionado sobre o facto de ter muita concorrência no plantel, Rafael Miranda foi directo: «É verdade. Há bons valores, jogadores que estão de volta e já conhecem a casa, já conhecem o futebol português. Quem ganha com isso é o Marítimo. Se tem bons valores para a minha posição, a concorrência aumenta e há que mostrar ainda mais do que já foi mostrado, pelo que a equipa sai a ganhar.»

O médio assume que os primeiros dias de trabalho têm sido difíceis, até por ter acabado a época passada lesionado, mas reconhece também a importância dos exercícios. «Foi uma semana dura, cansativa, desgastante, mas se quisermos ter um bom ano, tudo começa aqui. O sacrifício é feito para colhermos os frutos durante o campeonato, e ele é muito válido», afirmou.

«Peladinha» animada

O plantel do Marítimo cumpriu neste sábado mais uma sessão de trabalho, a última da primeira semana, já que domingo será dia de descanso. O técnico Pedro Martins foi um espectador atento de uma animada «peladinha». É que o número de elementos é longo, havendo necessidade de seleccionar a curto prazo. Todos os jogadores quiseram mostrar serviço, com Baba e Gonçalo Abreu a serem os marcadores de serviço neste conjunto.

De fora, lesionado, continua Olberdan, enquanto João Luíz e Roberge também foram «poupados», devido a pequenas queixas. André Vilas Boas continua em treino condicionado, enquanto Benachour faz trabalho específico para melhoria da sua condição física.

Nigerianos na calha

A curto prazo, Pedro Martins deve contar com cinco reforços oriundos da Nigéria. Os responsáveis do Marítimo tentam desbloquear alguns problemas burocráticos que têm atrasado a chegada de um defesa central, um lateral direito, um médio e dois avançados. Mas as próximas horas poderão trazer novidades nesse sentido. O argentino Domeneghinini é que já está em transito para Portugal, devendo chegar ao Funchal na manhã deste domingo.