*por Raul Caires

Daniel Ramos, treinador do Marítimo, na conferência de imprensa após a vitória caseira diante do Tondela, na sua estreia no comando técnico da equipa insular (2-0):

[Podia ter sido uma estreia melhor?] «Chegar à Liga com uma vitória, ao serviço de um grande clube, que é o Marítimo, é gratificante. Chegar ao final do jogo e tirar um grande peso das costas e perceber também que a expectativa criada da minha chegada aqui resultou em positivo. A satisfação de chegarmos ao final do primeiro jogo com uma vitória, que me parece conseguida, justa e que premiou a equipa que foi muita determinada e que quis vencer.»

«Gostei de ganhar mas, para ganhar, é preciso ter comportamentos. Tivemos dois dias de trabalho, o que é muito pouco, em que procurámos corrigir um conjunto de aspetos que incentivámos que acontecessem no jogo. Hoje, os jogadores apresentaram-se muito bem e isso é sinal de que também eles querem inverter aquilo que estava a acontecer.»
 

[A equipa nem sempre esteve bem] «Naturalmente, houve vários aspetos negativos, cometemos erros. Eu não vou dizer quais, mas houve vários durante o jogo e se formos a olhar aspetos positivos e negativos, a balança pende bem para o lado positivo e isso é muito bom.»

«Claro que sim [facilitou] mas, por vezes, também há um relaxo quando se tem um jogador a mais. O que eu alertei foi para que não houvesse relaxo. Poderia não haver sempre domínio mas queríamos controlar as intenções do Tondela. Um golo iria colocar o Tondela de novo no jogo. Procurámos manter o 2-0, não permitir o 2-1 e nas oportunidades que fossemos criando, conseguirmos o 3-0, que garantia a vitória.»