Martins dos Santos foi condenado a um ano e seis meses de pena suspensa por tráfico de influências, avança o «Jornal de Notícias». O antigo árbitro terá ainda de entregar três mil euros a uma instituição social.

Os factos remontam a maio de 2011 e envolvem Martins dos Santos, que então já não era árbitro, o então presidente do São Pedro da Cova, Vítor Silva, e um envelope com 1.110 euros encontrado pela Polícia Judiciária no BMW do primeiro, logo depois de um encontro entre ambos, junto ao Pavilhão Multiusos de Gondomar.

O São Pedro da Cova disputava então o Distrital do Porto e corria o risco de ser despromovido. Em julgamento, Martins dos Santos disse-se vítima de uma cilada. «Não tive tempo de ver o envelope. Ainda hoje não sei o que tinha», disse o arguido no seu primeiro depoimento perante o tribunal.

Por seu turno, Vítor Silva contrapôs: «Era tudo em notas de 50 euros. É óbvio que a gente vê que aquilo é dinheiro, não são papéis».

O tribunal deu como provada a entrega do dinheiro e por isso condenou Martins dos Santos. Contactado pela agência Lusa, o advogado do antigo árbitro, Carlos Duarte, disse que ainda não decidiu se vai recorrer da pena aplicada pelo tribunal.