Mateus conhece bem Gilberto, internacional brasileiro que está em final de contrato com o Hertha de Berlim e que é apontado como potencial reforço do Benfica para 2008/09. O médio do Estrela da Amadora jogou com o compatriota no São Caetano e aprova um eventual negócio.
«Seria uma excelente contratação. No São Caetano ele jogava tanto no meio-campo como na lateral», disse ao Maisfutebol o jogador dos «tricolores», que fez ainda as comparações com Léo: «São ambos jogadores de nível elevado, de selecção brasileira. O Gilberto é um jogador de força, que tem um pé esquerdo muito forte.»
Para além de Gilberto, Mateus também partilhou o balneário do São Caetano com Mineiro e Marcelo Mattos, que tiveram um papel importante na sua evolução. «Tenho 24 anos e sinto-me um jogador algo experiente por causa dessas feras, que me ensinaram muito», explicou.
Com os compatriotas num patamar de destaque mais elevado (Mineiro e Gilberto são internacionais brasileiros, Marcelo Mattos está no Panathinaikos), Mateus não esconde alguma «inveja»: «Devido a alguns problemas não segui o rumo certo, mas sou jovem e acredito que posso chegar ao patamar nesses jogadores. Estou num bom momento aqui no Estrela da Amadora.»