O seleccionador da Bulgária, Lothar Matthäus, pediu desculpa pelo comportamento dos adeptos durante o jogo com a Inglaterra.

Na partida que colocou búlgaros e ingleses frente a frente, para o apuramento do Euro 2012, algum público dirigiu cânticos racistas a Ashley Young, Ashley Cole e Theo Walcott.

A federação inglesa reagiu, logo após o apito final, junto da congénere búlgara e da delegação da UEFA nomeada para o encontro.

Antigo campeão do Mundo pela Alemanha, Lothar Matthäus pediu perdão. «Não posso dizer muito sobre o tema, porque, para dizer a verdade, não me apercebi», começou por referir.

«No entanto, como seleccionador, lamento que estas coisas sucedam, por isso peço desculpa em nome da federação da Bulgária», declarou o técnico germânico.

Theo Walcott afirmou, após a partida, que se apercebeu dos insultos e John Terry, capitão inglês, admitiu que «não esperava» tal comportamento.

A UEFA vai decidir, agora, se abre um processo para averiguar o caso. Em resposta, aos búlgaros, os adeptos ingleses perguntaram, em cântico: «Onde têm as caravanas?» Uma alusão aos ciganos, diga-se. Porém, ainda não é certo que a UEFA inclua esse facto nos relatórios de jogo.