José Sousa, treinador do canoísta Emanuel Silva, está bastante satisfeito com a qualificação do atleta para a final dos 1000 metros, o seu principal objectivo nos Jogos Olímpicos. O responsável garante que ainda é cedo para pedir medalhas a alguém que só tem 18 anos e que a meta seguinte será o apuramento para a final dos 500 metros.
«Ele tem apenas dezoito anos e cumpriu o primeiro objectivo que era chegar à final dos mil metros. Agora temos outro que não estava tanto nas nossas contas que é chegar à final dos quinhentos metros. Vamos ver se isso também é possivel», começou por comentar o técnico, antes de avaliar a participação de Emanuel Silva na final: «Na final dos mil metros há pessoas que perguntam já por medalhas. Temos de ter os pés bem assentes no chão. Ainda é muito cedo! O Emanuel tem apenas dezoito anos. Vamos trabalhar com calma e pensar que isso será possível mais tarde. Agora, vamos lutar pelo melhor resultado possível. O que surgir vai ser óptimo.»
José Sousa garante que a idade tem um papel muito importante na modalidade. «Ele ainda está a começar, está a crescer. Há aqui atletas que têm de actividade mais anos do que o emanuel tem de vida. Isso já diz alguma coisa. Ele está a começar, o que quer dizer que tem um largo futuro à sua frente», lembrou.
Apesar dos reparos, o treinador assegura que tudo é possível: «Ele tem o sétimo melhor tempo. Isso não diz muita coisa. Mas vamos ver, uma final é sempre uma final e tudo pode acontecer. Não vamos falar em medalhas, isso é quase impossível, devido à sua juventude. Vamos trabalhar e tentar esses objectivos daqui por quatro anos.»