O médico que operou Eric Abidal considera que foi «um milagre» a recuperação do jogador do Barcelona e o regresso à competição e acredita que é possível que o jogador possa competir durante mais dois anos. Eric Abidal voltou a jogar futebol este sábado, 402 dias depois. O lateral francês foi transplante de fígado, graças ao primo, que foi dador.

«É impressionante. Quando se faz este tipo de transplantes, pensamos em salvar a vida, mas é impressionante que ele volte a jogar. Neste momento ele é mais um jogador do Barcelona, e a espera foi tão longa que não fiquei surpreendido por o ver a regressar aos jogos tão cedo. É uma alegria enorme», afirmou à «RAC-1» Juan Carlos García-Valdecasas.

«O transplante correu muito bem. Tudo o que poderia ser mais complicado, correu bem. Ele encarou todo os processo muito bem, com uma atitude muito positiva, o que permitiu que tudo isto fosse possível», adiantou.

O médico afirma mesmo que não há casos semelhantes «com estes antecedentes». «É uma situação milagrosa. É um caso excepcional», afirmou, adiantando: «Acredito que possa jogar mais dois anos».

Questionado sobre se acreditava neste desfecho, o médico garante: «Eu queria que ele sobrevivesse com qualidade de vida».