Joseph Blatter, o presidente da FIFA, admitiu que ficou surpreendido por ver Lionel Messi ser eleito Melhor Jogador do Mundial 2014. A decisão foi apenas do Comité de Estudos Técnicos do organismo, uma mudança este ano, e a FIFA admite voltar a fazer alterações no processo.

«Devo ser diplomático ou dizer a verdade?», começou Blatter, na conferência de imprensa de encerramento do Mundial que decorreu esta segunda-feira no Rio de Janeiro. «Eu próprio fiquei um pouco surpreendido quando vi Messi ganhar a Bola de Ouro», prosseguiu, citado pelo «Telegraph», ressalvando: «Mas vejam os golos marcados por Messi na fase de grupos. Foram decisivos.»

Nos Mundiais anteriores o prémio era atribuído em conjunto com votos dos jornalistas acreditados no Mundial., mas este ano a decisão ficou apenas do lado do Comité de Estudos Técnicos. Agora, Walter de Gregorio, diretor de comunicação da FIFA, admite nova revisão: «Houve uma longa discussão. A decisão foi do Comité de Estudos Técnicos. Talvez volte a mudar. Talvez passe a ter menos peso atribuído ao grupo técnico. Estamos abertos a sugestões.»

Depois de ter atribuído nota 9 em 10 ao Mundial 2010, Blatter classificou de resto o Mundial 2014 com um 9.25, porque «a perfeição não existe», diz.