Companheiro de muitos jogos de Mendonça, Figueiredo acompanhou de longe a exibição do angolano na vitória do Varzim sobre o Benfica. Agora na Suécia, o também internacional angolano diz que Mendonça «merecia há muito uma oportunidade num grande».
«Fiquei muito contente, porque a equipa que venceu o Benfica é praticamente a mesma do ano passado, da qual eu fazia parte. Fico ainda mais feliz por ter sido o Mendonça a decidir, porque ele merece», afirmou Figueiredo, que joga actualmente no Oster, em declarações à Lusa.
«Fico admirado pelo Mendonça ainda estar a jogar na Liga de Honra. Admiro-o muito. É um jogador que desequilibra e que, em forma, faz estragos em qualquer defesa», analisa ainda o médio, que deseja de resto boa sorte ao Varzim, defendendo que a «massa associativa e os dirigentes» merecem «muitas vitórias».
Figueiredo tem contrato com o seu actual clube até Novembro e diz que está a gostar da experiência, mas gostava de voltar a Portugal. «Caso haja mesmo interesse, claro que gostava de regressar. A minha família vive em Portugal e foi sempre aí que vivi. Tem de aparecer um convite e as pessoas que falarem comigo têm de estar mesmo interessadas, disse o jogador.