Dia pobre na sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, no Porto. Como reflexo da crise mundial, sobram apenas três reforços para clubes do escalão principal, inscritos nas últimas horas. O custo zero ditou leis.
O Paços de Ferreira surgiu com o nome de Danielson ao início da tarde. O central brasileiro, que deixara boa imagem com a camisola do Rio Ave, regressa a Portugal depois de uma aventura no futebol russo. O Khimki cede Danielson ao P. Ferreira até final da época. Por seu turno, o clube pacense cedeu Tiago Valente ao Desportivo das Aves, da Liga de Honra.
Ou seja, sem dinheiro para avançar para contratações, os clubes desdobram-se em empréstimos sucessivos, à medida das necessidades.
O Vitória de Setúbal foi o segundo clube da Liga a inscrever jogadores no último dia de mercado. O Benfica cedeu Marc Zoro e, depois de duas horas de espera, os sadinos acabaram por inscrever o ex-júnior Filipe Brigues, lateral direito de 18 anos.
Nada mais.
Oliveirense em cima da hora
Desta forma, os clubes da Liga de Honra acabaram por assumir algum protagonismo. A Oliveirense, por exemplo, teve um representante durante todo o dia na Liga, resolvendo questões burocráticas para inscrever três jogadores: o jovem português Aidos, o espanhol Pesca e o brasileiro Diogo Duran.
Bakero e Ribeiro, nomes com credenciais no escalão, também foram ouvidos na sede do organismo. O primeiro vai representar o Vizela, regressando de uma experiência no futebol cipriota, ao serviço do Nea Salamis. O segundo assinou pelo seu Beira Mar, após passagem pouco feliz pelo Rio Ave.
Pelo meio, o Olhanense ainda inscreveu o médio cabo-verdiano Dani, que representou a União de Leiria na época passada, enquanto a formação leiriense contratou o avançado brasileiro Carlão (ex-São Cristovão).
E foi assim, com sabor a pouco. Onze inscrições de última hora, entre 32 clubes das competições profissionais. Tudo a custo zero.
Inscrições de última hora:
LIGA
V. Setúbal: Filipe Brigues (lateral direito, ex-júnior)
V. Setúbal: Marc Zoro (central, cedido pelo Benfica)
P. Ferreira: Danielson (central, cedido pelo Khimki)
LIGA DE HONRA
U. Leiria: Carlão (avançado, ex-São Cristóvão)
Vizela: Bakero (extremo, ex-Nea Salamis)
Beira Mar: Ribeiro (lateral direito, ex-Rio Ave)
Olhanense: Dani (médio, livre)
D. Aves: Tiago Valente (central, cedido pelo P. Ferreira)
Oliveirense: Aidos (extremo, ex-júnior)
Oliveirense: Pesca (médio, livre)
Oliveirense: Diogo Duran (médio, ex-Roma)