Cinco golos nos últimos cinco jogos, nove no total da época 2017/18: Gonçalo Paciência vive em Setúbal a melhor fase do seu percurso no futebol sénior. 

O FC Porto está muito atento à evolução do ponta-de-lança, sabe o Maisfutebol, e o nome de Gonçalo tem constado das reuniões mantidas entre Sérgio Conceição e a direção da SAD azul e branca. 

O nosso jornal apurou que o Vitória de Setúbal pretende manter Gonçalo, pelo menos, até à «Final Four» da Taça da Liga, devido à importância do atleta e à atenção que a competição está a merecer por parte de José Couceiro. 

Nas últimas semanas surgiu o nome do Anderlecht, mas a liga belga não interessa minimamente ao internacional A português nesta fase da carreira.

Aos 23 anos, Gonçalo está a vencer a aposta feita no Vitória. Tem sido sempre titular (soma 1488 minutos, contra os 586 que fez a temporada anterior entre Olympiakos e Rio Ave) e está a marcar como nunca antes. 

Na Liga tem cinco golos e é o melhor avançado português na lista. Só os médios Bruno Fernandes (sete) e João Novais (seis) têm um registo superior. Para se perceber bem a evolução de Gonçalo, basta dizer que nos 43 jogos anteriormente feitos no campeonato, o atacante só fizera quatro golos. 

A estes cinco remates, Gonçalo junta mais quatro pontapés certeiros noutras competições. 

O FC Porto tem jogado com Aboubakar e Marega na frente, e Soares é a única alternativa. Gonçalo Paciência tem contrato até junho de 2019 e um rendimento que aconselha olhar muito atento. 

No passado mês de novembro, o Maisfutebol questionou Sérgio Conceição sobre a possibilidade de resgatar o atleta, situação devidamente apalavrada anteriormente entre FC Porto e Vitória. O treinador respondeu assim: «Posso garantir que todos eles estão a ser constantemente acompanhados».