O FC Porto está em conversações adiantadas com o Portimonense para contratar, já em janeiro, Paulinho e Nakajima, a valiosa dupla dos algarvios. 

O negócio está «muito avançado», a ser conduzido diretamente por Theodoro Fonseca, principal acionista da SAD algarvia, mas ainda por fechar, confirmou o Maisfutebol. As situações são, de resto, distintas e implicam uma abordagem «paciente», segundo nos indicou fonte implicada no processo. 

Paulinho é pretendido no imediato por empréstimo, com opção de compra. O médio de 23 anos está ligado ao Portimonense até junho de 2019 e uma cláusula de rescisão no valor de 20 milhões de euros. Valores que o FC Porto está a procurar contornar com a oferta de uma «parceria estratégica». 

Ao Maisfutebol, Rodiney Sampaio não confirma o sucesso das transferências, mas que «até ao final de janeiro tudo é possível». O presidente da SAD do Portimonense adivinha dias agitados e sobre eventuais moedas de troca afirma ao nosso jornal: «Fede Varela e Galeno? Relativamente a isso, todos os nomes terão de passar pelo nosso treinador Vítor Oliveira.»

O caso de Nakajima é mais complexo, garantem-nos. O japonês tem uma cláusula de rescisão de 10 milhões de euros e o Portimonense já rejeitou ofertas de 8 milhões. A indicação foi dada por Rodiney Sampaio em recente entrevista ao O Jogo e confirmada agora ao nosso jornal.

«O Nakajima já foi vendido 20 vezes (risos). Se o FC Porto quiser levar o atleta, naturalmente terá de pagar.»

De forma resumida, Paulinho ruma já ao Dragão por empréstimo e Nakajima obriga a um investimento que, nesta altura, o FC Porto tem dificuldades em assumir. As conversas prosseguirão nos próximos dias. 

Rodiney Sampaio confirma, isso sim, a possível ida de Rui Costa para a equipa B dos azuis e brancos, numa transferência que é «a gratificação pelo excelente trabalho» feito pelo avançado na II Liga. Rui Costa esteve emprestado pelo Portimonense ao Famalicão.