O relatório nesta terça-feira divulgado pelo Observatório do Futebol/CIES refere que as transferências de jogadores realizadas na janela de verão que fechou na véspera estão inflacionadas em 16 por cento.

O estudo concluiu quais os jogadores que foram contratados por números acima do seu real valor, quais foram pagos pelo preço justo e, também, os que foram mais baratos. Do FC Porto são referidos os avançados Aboubakar e Ádrian López.

As contratações analisadas são as que ultrapassam os 10 milhões de euros feitas pelos clubes participantes nas consideradas cinco principais ligas: Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França. A fórmula utilizada pelo CIES parte da média entre o preço do jogador antes da contratação e o valor por que se faz a transação.

Estes valores têm também por base um modelo estatístico do Observatório composto por cerca de 1.500 transferências pagas desde 2009.

O relatório agora revelado conclui assim que, neste defeso, os clubes pagaram valores 16 por cento superiores em relação ao que pagaram nos últimos cinco anos por jogadores com caraterísticas idênticas.

O CIES conclui ainda que esta inflação é promovida pelos clubes mais ricos quando realizam as transferências mais caras. Assim, no topo das contrações mais inflacionadas estão Di María (30 milhões acima do seu valor – do Real Madrid para o Manchester United por 75 milhões de euros), David Luiz (29 milhões acima – do Chelsea para o PSG por 50 milhões) e de James Rodríguez (25 milhões acima – do Monaco para o Real Madrid por 80 milhões).

O relatório aponta também que as cláusulas de rescisão dos jogadores são uma das razões que fazem com haja jogadores cujos custos de contratação seja abaixo do seu valor de mercado. Os casos do uruguaio Luis Suárez (12 milhões de euros abaixo do valor – do Liverpool para o Barcelona por 81 milhões de euros) e do espanhol Diego Costa 810 milhões abaixo – do At. Madrid para o Chelsea) são dos mais emblemáticos, mas o do italiano Mario Balotelli é o mais emblemático da poupança (16 milhões abaixo – do Milan para o Liverpool por 20 milhões.

O FC Porto está neste relatório pela contratação de dois jogadores – um ao Lorient; outro ao At. Madrid. Na lista dos jogadores contratados pelo seu valor real está o espanhol Ádrian López (11 milhões de euros por 60% do passe); na dos jogadores sobrevalorizados está o camaronês Aboubakar (3 milhões de euros por 30% do passe).

Transferências de verão nomeadas pelo Observatório do Futebol/CIES:

Sobrevalorizadas:
Ángel D María; David Luiz; James Rodríguez; Ander Herrera; Jérémy Mathieu; Calum Chambers; Thomas Vermaelen; Alexis Sánchez; Shane Long; Claudio Bravo; Luke Shaw; Medhi Benatia; Dejan Lovren; Adam Lallana; Jack Rodwell; Ivan Rakitic; Luis Filipe; Vincent Aboubakar; Keylor Navas; Divock Origi; Gylfi Sigurdsson; Juan Manuel Iturbe; e Alberto Moreno.

Preço correto:-
Demba Ba; Juan Bernat; Hakan Calhanoglu; Emre Can; Bem Davies; Mathieu Debuchy; Federico FAzio; Leroy Fer; Federico Fernández; Javí Garcia; Toni Kroos; Pierre-Michel Lasogga; Jake Livermore; Adrián López; Romelu Lukaku; Mario Mandzukic; Álvaro Morata; Shkodran Mustafi; Marc- André ter Stegen; e Danny Wellbeck.

Subvalorizadas:
Mario Balotelli; Luis Suárez; Diego Costa; Matthias Ginter; Rémy Cabella; Loic Rémy; Steven Caulker; Ciro Immobile; Alessio Cerci; Cesc Fàbregas; e Antoine Griezmann.