O FC Porto está a fazer tudo o que pode para segurar Ivan Marcano, sabe o Maisfutebol, mas em Itália já é dada como certa a chegada do defesa espanhol para a AS Roma na quarta-feira. Uma possibilidade já anteriormente avançada pelo nosso jornal.

Várias publicações anunciam um acordo entre o emblema da Cidade Eterna e o esquerdino válido por três épocas e até avançam o salário definido: dois milhões de euros por época. 

Ivan Marcano é visto por Sérgio Conceição como fundamental no plantel, mas o espanhol termina o contrato a 30 de junho e no FC Porto não terá hipóteses de auferir um salário ao nível do que lhe é proposto em Roma, apesar de os dragões estarem dispostos a oferecer um considerável aumento. 

Aos 30 anos, Marcano sabe que o próximo contrato a assinar é, possivelmente, o último numa carreira já longa.

Monchi, compatriota e diretor desportivo dos italianos, é profundo admirador e conhecedor das suas características. O dirigente acenou com a força financeira da Roma, a riqueza da Serie A e, obviamente, a possibilidade de poder continuar a jogar na Liga dos Campeões. 

Apesar de todos estes dados, o empresário de Ivan Marcano mantém o tabu. Em conversa com o Maisfutebol, Iñaki Ibanez não se escusou a longos minutos de conversa, mas sempre para insistir no mesmo. 

«Houve muitos rumores ao longo da época, por isso agora não quero dizer nada. Quando alguma coisa for oficial, vocês [jornalistas] saberão. O meu trabalho, nesta altura, é manter o silêncio. Não quero confirmar nada, nada», referiu o agente de Marcano, confrontado com as informações chegadas de Itália. 

Ivan Marcano fez 156 jogos oficiais e 14 golos com a camisola do FC Porto, em quatro temporadas. Chegou em 2014, a pedido de Julen Lopetegui, do Olympiakos.  

A 6 de maio, depois do jogo contra o Feirense e com o FC Porto a celebrar o título nacional, Ivan Marcano referiu isto: «Só posso garantir que serei portista para sempre.»