[artigo atualizado]

O mês de janeiro será decisivo para os próximos anos da carreira de Rúben Ribeiro. O médio do Rio Ave está a ser uma das grandes figuras da Liga 2017/18 e já tem em mãos, confirmou o Maisfutebol junto de fonte próxima ao atleta, duas ofertas irrecusáveis: FC Porto e Sporting avançaram nos últimos dias com propostas reais, primeiro os leões e, mais recentemente, os dragões. 

É importante referir que Rúben está ligado ao Rio Ave até junho de 2018. Se a sua saída para o Dragão ou Alvalade se processar já em janeiro, o emblema dos Arcos terá de ser devidamente ressarcido. 

Por aquilo que foi possível apurar, o FC Porto está dsposto a esperar por Rúben até ao próximo verão e contratá-lo com o estatuto de atleta livre. O Sporting pretende levá-lo já no mercado de inverno. 

Rúben está a ponderar com a família estas duas propostas concretas. O número 10 do Rio Ave é um homem muito ligado aos pais, esposa e três filhos, e nunca saiu da zona norte. Aos 30 anos quer escolher bem e passar os últimos anos de futebolista profissional a jogar ao mais alto nível. 

Em longa entrevista ao nosso jornal, publicada em maio de 2016, Rúben Ribeiro reclamava a oportunidade de jogar num dos três grandes de Portugal. O Rio Ave revelou-se a plataforma perfeita para projetar esse salto e o desejo de Rúben vai tornar-se realidade muito em breve. 

A família de Rúben Ribeiro, oriunda do popular bairro de Ramalde, é toda portista e esse é um fator emocional a levar em linha de conta. Certo é que nesta altura, e depois de ter recusado propostas para jogar na China e no Médio Oriente, Rúben tem o privilégio de pode escolher entre o FC Porto e o Sporting.

E pensar que ainda há menos de dois anos treinava sozinho na praia às três da manhã.