Éder Militão vai mesmo ser reforço do FC Porto e chegará a tempo de ser opção para a 1.ª jornada da Liga.

O defesa brasileiro de 20 anos vai assinar por cinco temporadas pelos dragões e o acordo deverá ficar fechado nas próximas horas, segundo apurou o Maisfutebol junto de fonte envolvida no negócio.

Depois de alcançado o acordo entre o jogador e o FC Porto, exigências de última hora por parte do São Paulo levaram a que a SAD dos azuis e brancos melhorasse a proposta inicial, que rondava os quatro milhões de euros.

A nova proposta aproxima-se dos seis milhões de euros e, apurou o nosso jornal, coloca em cima da mesa outro atrativo para o clube brasileiro: 10 por cento do valor de uma futura venda.

Apesar de o jogador terminar contrato em janeiro e não querer renovar com o São Paulo, a vontade de Sérgio Conceição em contar com Militão de imediato obrigou a este esforço financeiro.

O acordo está sinalizado, preso apenas por detalhes, e o contrato será formalizado muito em breve: essa é a informação transmitida por quem está neste momento a tratar dos derradeiros pormenores da transferência de Militão.

Aliás, tal como avançou o site brasileiro UOL, o empresário do jogador, Giuliano Bertolucci, tem mesmo um advogado no Porto mandatado para tratar das burocracias relacionadas com a transferência.

Entre as arestas que estão a ser limadas está quantos jogos ainda irá fazer pelo emblema brasileiro o defesa que tanto pode jogar a central como a lateral direito.

O São Paulo pretendia libertar o atleta só depois de 5 de agosto, querendo-o utilizar em quatro jogos importantes: contra Grémio (quinta-feira), Cruzeiro (domingo), e Vasco da Gama (a 5 de agosto), para o Campeonato Brasileiro, e também contra os argentinos do Colón para a Copa Sul-Americana (a 2 de agosto).

Essa pretensão esbarra, porém, nos interesses do FC Porto, que a 4 de agosto disputa a Supertaça frente ao Desp. Aves, no primeiro jogo oficial da época.

De momento, apenas estará garantido que Militão, que tem trabalhado no centro de treinos do São Paulo sob as ordens do técnico Diego Aguirre, irá ainda atuar na próxima quinta-feira, frente ao Grémio, na deslocação do tricolor paulista a Porto Alegre.

Entretanto, outra fonte revelou ao nosso jornal que a despedida de Militão pelo emblema são-paulino deve fazer-se no domingo, em Belo Horizonte, frente ao Cruzeiro. Esse cenário permitiria ao atleta juntar-se ao plantel azul e branco na próxima semana, embora provavelmente ainda seria uma opção viável para a Supertaça.

Apesar de ainda estar por definir a data da viagem para Portugal, o Maisfutebol sabe que o jogador virá para a cidade do Porto acompanhado pela família.