Cristian Tello pode abandonar o FC Porto nesta reabertura do mercado de transferências. Uma delegação da Fiorentina continua em Barcelona para garantir o concurso do extremo que se encontra cedido aos dragões.

Josep Maria Orobitg, empresário do jogador, confirma ao Maisfutebol a existência de negociações avançadas nesse sentido: «A Fiorentina está em Barcelona para negociar o acordo mas não acredito que tudo esteja concluído já amanhã.»

A Fiorentina de Paulo Sousa está disposta a receber Cristian Tello nas mesmas condições do FC Porto: ou seja, um empréstimo com opção de compra no valor de 8 milhões de euros, mais uma cláusula que envolve o pagamento de «penalizações» por cada não utilização do jogador.

O extremo não foi convocado para a visita da equipa portista a Guimarães (1-0) e falha igualmente o jogo de quarta-feira com o Famalicão, para a Taça da Liga.

Cristian Tello tem uma percentagem de utilização elevada com a camisola do FC Porto mas representa igualmente uma considerável despesa para os cofres azuis e brancos, já que é um dos jogadores do plantel com salário mais elevado.

Aposta clara de Julen Lopetegui, Tello teve alguns desempenhos de grande qualidade. O destaque, naturalmente, vai para o hat-trick frente ao Sporting na época passada, a que se seguiu o golo da vitória em Braga. O seu futebol direto, porém, não assentava na estratégia de circulação de bola do antigo treinador.

Com a perda de titularidade para Jesus Corona desde o início de dezembro, o extremo deixou de ter o rótulo de imprescindível e pode não concluir o segundo ano de empréstimo ao FC Porto, que rejeita a possibilidade de adquirir Cristian Tello em definitivo.

Nesse sentido, a Fiorentina surge como principal interessada no concurso do jogador. «Há forte interesse da Fiorentina, que está encantada com Tello. Não eram os únicos, ainda assim, há interesse mais antigo de clubes da Alemanha.»

«Não é seguro que saia, mas a acontecer será com a Fiorentina a ficar com os mesmos direitos que o FC Porto. O que falta? Falta o acordo económico entre Barcelona e o FC Porto em relação a alguns valores», remata Josep Maria Orobitg.

E que valores são esses? Segundo revelação do empresário ao Maisfutebol, estão relacionados com uma inédita cláusula imposta pelo Barcelona em contratos de empréstimo. Saiba mais aqui.

Concretizando-se a saída do extremo formado no Barcelona, o FC Porto poderá completar o quarteto de flanqueadores – tem Brahimi, Corona e Varela – com recurso à equipa B ( Ismael Díaz foi convocado para o jogo com o Famalicão e Gleison também se destaca na formação secundária) ou recorrer a elementos dos seus quadros.

Hernâni (Olympiakos) é uma hipótese, embora  enfrente algumas semanas de paragens por lesão. Kelvin, por outro lado, está livre depois de terminar o empréstimo ao Palmeiras. Uma ida ao mercado parece improvável nesta altura.