[artigo atualizado]

Jorge, lateral esquerdo do Monaco, está na cidade do Porto para ser reforço dos campeões nacionais, confirmou o Maisfutebol junto de fonte interveniente no processo. 

O atleta tem 22 anos e defrontou o FC Porto na Liga dos Campeões - em jogo de muito boas memórias para os dragões - na época passada. A equipa de Sérgio Conceição venceu 3-0 e Jorge fez os 90 minutos. 

O internacional brasileiro (uma internacionalização) chegou a Pedras Rubras na manhã desta quinta-feira e, se passar nos exames médicos, ficará no Dragão até ao final da presente temporada. 

Jorge está ligado ao Monaco até junho de 2021 e o FC Porto terá direito a exercer uma opção de compra sobre o atleta, se assim o entender.

Depois do falhanço com Zakarya Bergdich, Sérgio Conceição fica finalmente com um nome para ser alternativa a Alex Telles. E um nome forte: Jorge 27 jogos e um golo ao serviço de Leonardo Jardim em 2017/18. 

Lateral esquerdo de «potencial gigantesco»

Jorge cumpriu toda a formação no Flamengo e estreou-se em 2014 na equipa principal do gigante carioca, lançado pelo treinador Marcelo Buarque. 

Em 2015 passou a ser aposta séria, já com Vanderlei Luxemburgo, e fez o percurso natural nestas histórias: chamou a atenção de vários clubes europeus e o Monaco acabou por contratá-lo em janeiro de 2017. 

A transferência foi indicada por Deco e negociada por Jorge Mendes, apesar de o seu empresário ser Eduardo Uram. Nesse inverno, Jorge passou a ser a maior venda de sempre do Flamengo: 8 milhões de euros, superando a saída de Renato Augusto para o Leverkusen.

«Ofensivamente tem qualidade suficiente para resolver qualquer problema no jogo.  Com a experiência que for adquirindo vai melhorar ainda mais essa capacidade ofensiva. É um atleta com um potencial gigantesco», referiu Zé Ricardo, o seu último treinador no Flamengo.

Um ano e meio depois de chegar ao Velho Continente, Jorge ainda não explodiu da forma que prometia. No início da presente época, Leonardo Jardim tem optado por Antonio Barreca, lateral esquerdo contratado ao Torino.