Gonçalo Paciência não vai integrar o plantel do FC Porto na temporada 2015/16.

De acordo com informações apuradas pelo Maisfutebol, o ponta-de-lança não foi apanhado de surpresa com esta decisão, pois a intenção de clube e atleta é comum: ver Gonçalo a fazer muitos jogos (e golos) na I Liga durante a próxima época.

Nesse sentido, e já que ainda não visto por Lopetegui como primeira opção para o ataque, Gonçalo Paciência já não se apresentou em Horst para iniciar a pré-época, ao contrário dos três colegas que estiveram consigo no Europeu de Sub-21: Ricardo Pereira, Rúben Neves e Sérgio Oliveira.

Gonçalo encontra-se a treinar por conta própria e tem uma enorme lista de pretendentes na expectativa. O FC Porto quer tê-lo num emblema da primeira metade da tabela e que ande na luta pelas provas europeias.

Vitória Guimarães e Académica são apenas duas das hipóteses para o futuro imediato do avançado.

Em 2014/15, Gonçalo Paciência trabalhou quase sempre com a equipa principal e foi chamado por Julen Lopetegui em quatro jogos oficiais (1 golo), além de ter somado várias presenças em convocatórias.

O FC Porto pretende também renovar contrato com Gonçalo Paciência o mais rapidamente possível. O atual vínculo expira dentro de um ano.