Os astros argentinos Lionel Messi e Diego Maradona estão nomeados para «Património Desportivo Histórico da Humanidade» pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais, juntamente com mais três nomes ilustres do futebol das Pampas: Alfredo di Stéfano, Mario Kempes e Daniel Passarella.

A campanha vai consagrar os dez melhores jogadores da Argentina, Brasil e México como «Património Desportivo da Humanidade». Até 14 de Maio, os clubes e adeptos argentinos podem apresentar candidatos ao título através do site www.ibocc.org , com o intuito de completar a lista. A organização pretende consolidar da importância de preservação da realidade desportiva em todo o mundo.

Os candidatos podem estar no activo, retirados ou até podem já ter falecido. Têm apenas que cumprir estas condições: «Ter jogado com excelência desportiva e de forma limpa; contribuído para criar laços de união entre os seguidores das equipas adversárias; transmitido valores éticos e solidários; e ser uma referência para os miúdos e jovens, e privilegiar o jogo de equipa em vez do individual.»