Tata Martino foi oficializado como sucessor de Tito Vilanova no comando técnico do Barcelona. Para muitos desconhecido, mas não para Messi. Não só são compatriotas como nasceram ambos na mesma cidade, Rosário. E o 10 do Barcelona até já tinha elogiado publicamente aquele que é agora o seu treinador.
Há cerca de um ano, Messi mostrou a sua admiração pelo compatriota, ex-treinador do Newell's Old Boys. Assim como Messi, seu pai Jorge considera Tata o seu ídolo futebolístico, ele que também atuou como futebolista do Newell's.
«Eu gosto do Tata Martino. É um grande técnico e viu-se na Clausura o que fez pela equipa, a maneira como terminou e como o alcançou. Encontrou a equipa, fê-los jogar bem e fez com que todos o respeitassem», disse Messi em Agosto de 2012 ao jornal «Olé», depois de Tata ter recuperado o Newells dos lugares da parte de baixo da tabela. Já este ano conseguiu o tão desejado troféu, antes de sair da Argentina e se juntar ao Barcelona.
Quanto ao próprio Martino, por várias vezes se tinha já revelado fã do estilo do Barcelona e de Messi. Há um ano, o treinador argentino dizia isto do craque do Barça, em entrevista à Fox Sports: «Messi deslumbra-me, pela forma como joga e como vive. Tenho enorme respeito pelo facto de o melhor jogador do mundo ser argentino, porque é um craque, mas vive como outro qualquer. Vive como joga e vive o Barcelona.»