Lionel Messi recebeu a Bola de Ouro da FIFA/France Football, ao vencer, na corrida ao troféu, os colegas de equipa Xavi e Iniesta (vídeo no final da página). Na hora de subir ao palco para receber o galardão, o argentino não mencionou os médios do Barcelona. «Estava tão bloqueado que me esqueci», diz La Pulga, depois de a situação ter causado polémica.

«Nós sabemos como nos relacionamos e não temos de dar explicações a ninguém», disse Messi, em declarações à imprensa espanhola, à margem de uma acção promocional de uma marca desportiva.

«Tudo vai continuar igual e isso é a única que se tem de saber, na gala estava tão bloqueado que me esqueci de Xavi e Iniesta», acrescentou o argentino.

O camisola dez dos «culés» agradeceu, agora, aos companheiros. «Sei que os meus êxitos individuais dão-se graças aos colectivos, foi assim com todos os prémios que venci», sublinhou Messi.

«Tudo o que ganhei foi graças ao jogo da equipa, que faz com que ganhemos coisas e que eu possa ter os meus méritos», continuou.

Sobre aqueles que acharam injusta a nomeação de Messi como Bola de Ouro 2010, o argentino responde: «É-me igual. Tenho respeito e reconhecimento dos meus companheiros e das pessoas que gostam de mim. Todos os meus colegas se alegraram por mim e isso é que importa,»

Para além disso, o argentino diz que «o futebol espanhol devia estar contente, porque é campeão do Mundo e da Europa e tem a melhor liga».

Depois, Messi garante que quer «continuar a trabalhar, continuar a ganhar e repetir os prémios» que já venceu.

«A minha principal motivação é repetir tudo o que ganhei, oxalá possa continuar neste nível durante muito tempo», declarou. «Tive a sorte de ter estado na gala da FIFA nos últimos quatro anos e a minha intenção é continuar neste rendimento, para dar o melhor ao Barça e à Argentina», concluiu.

Reveja o anúncio e o discurso de Messi como vencedor da Bola de Ouro 2010