Sem os golos de Messi, o Barcelona teria, nesta altura, menos 13 pontos no campeonato. Seria, ainda assim, suficiente para liderar a Liga espanhola...caso o Real Madrid não tivesse Cristiano Ronaldo!

Os números do jogador do Barcelona foram recolhidos pelo diário espanhol «El País». Este ano, «La Pulga» foi decisivo em sete jogos e já deu 13 pontos ao Barcelona, contabilizando os golos que foram decisivos para alcançar vitórias ou empates. O Maisfutebol completou o estudo com os dados de Cristiano Ronaldo.

O português foi decisivo em menos jogos, apenas quatro. No total, o Real Madrid teria menos dez pontos sem os préstimos de Ronaldo.

Há ainda um dado extra: Messi nunca deu, verdadeiramente, três pontos à sua equipa. Nos sete jogos em que decidiu, deu um empate (com o Maiorca) e evitou outras seis igualdades, ou seja, na prática os golos de Messi só deram dois pontos porque o empate estava garantido. Já o Real Madrid tinha mesmo perdido com Getafe e Villarreal se não contasse com os golos do avançado português.

A nível prático, a ausência dos dois jogadores não traria grandes mudanças. Apenas mais competitividade à Liga. O Barcelona, que tem um jogo a mais, leva dez pontos de avanço sobre o Real Madrid. Levaria sete no cenário traçado. Continuaria, também, a ser líder do campeonato, com 58 pontos. O Real Madrid teria os mesmos 51 do Valência, mas um jogo a menos.

O Barcelona sem Messi:

3ª jornada: Atl. Madrid-Barcelona, 1-2 (ficaria 1-1) (menos dois pontos)

6ª jornada: Barcelona-Maiorca, 1-1 (0-1) (um ponto)

8ª jornada: Saragoça-Barcelona, 0-2 (0-0) (dois pontos)

11ª jornada: Barcelona-Villarreal, 3-1 (1-1) (dois pontos)

22ª jornada: Barcelona-Atl. Madrid, 3-0 (0-0) (dois pontos)

24ª jornada: Barcelona-Atl. Bilbao, 2-1 (1-1) (dois pontos)

26ª jornada: Valência-Barcelona, 0-1 (0-0) (dois pontos)

Total: 10 golos de Messi/ 13 pontos a menos

O Real Madrid sem Ronaldo:

9ª jornada: Hércules-Real Madrid, 1-3 (ficaria 1-1) (menos dois pontos)

14ª jornada: Valência-Real Madrid, 0-2 (0-0) (dois pontos)

17ª jornada: Getafe-Real Madrid, 2-3 (2-1) (três pontos)

18ª jornada: Real Madrid-Villarreal, 4-2 (1-2) (três pontos)

Total: 9 golos de Ronaldo/ 10 pontos a menos

Nota: Todos os outros jogos onde Messi e Ronaldo marcaram dariam os mesmos pontos apenas com os golos dos companheiros de equipa.