O Presidente da República teve alta hospitalar ao final da tarde desta quarta-feira, poucas horas depois de ter sido conduzido ao Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, após um desmaio durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Ao deixar o hospital, Marcelo Rebelo de Sousa explicou o sucedido e relatou a conversa telefónica com o primeiro-minitro: «Olhe, vou dar-lhe uma tristeza, que ainda não é desta que morro», disse a António Costa.

O Presidente da República explicou depois que sofreu uma «quebra de tensão repentida», que associa à mistura da bebida nutricional Fortimel, que costuma tomar pelo almoço, e um moscatel quente que tinha adiado por causa dos discursos.

Marcelo Rebelo de Sousa comparou o sucedido com uma indisposição que teve em 2018, em Braga, embora tenha dito que esta foi «mais pequena».

O Presidente da Repúblico deixou ainda um elogio ao atendimento recebido no Hospital de Santa Cruz, mesmo perante um contexto de greve dos médicos.