O Presidente da República «está bem» e a «conversar na plena posse das suas capacidades».

Esta é a avaliação passada à comunicação social por Miguel Mendes, médico do Hospital de Santa Cruz, para onde Marcelo Rebelo de Sousa foi conduzido após o desmaio, durante uma visita à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

O clínico adianta ainda que «não há nenhuma indicação de que o desmaio tenha que ver com o problema cardíco» que o Presidente da República sofre.

«Foi uma situação muito semelhante a uma quebra de tensão», explica o cardiologista, que associa o incidente ao calor que se fazia sentir.

O Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Fernando Frutuoso de Melo, garante também que Marcelo Rebelo de Sousa «está bem disposto e nem queria adiar a agenda da tarde».

Foi precisamente para o Chefe da Casa Civil que o primeiro-ministro ligou, quando soube o incidente, mas foi atendido pelo próprio Presidente da República.

«Está bem-disposto, ainda está no hospital, a fazer exames, mas está muito otimista que poderá sair ainda hoje ao fim do dia. Espero que não tenha passado de um susto», afirma António Costa.

Leia o desenvolvimento da notícia na CNN Portugal