Os Miami Heat são campeões da NBA pela primeira vez na sua história. O título foi garantido ao jogo seis da final, com a vitória em casa dos Dallas Mavericks por 95-92.
A equipa da Florida esteve a perder a decisão por 0-2 mas venceu quatro jogos de seguida e virou o resultado a seu favor, conseguindo uma proeza que apenas duas equipas tinham conseguido até hoje: ganhar depois de ter perdido os dois primeiros jogos.
Numa decisão entre duas equipas estreantes nesta fase, Dwayne Wade, de 24 anos, foi eleito o melhor jogador da final, numa sucessão de excelentes exibições seladas com uma média de 34,6 pontos marcados por jogo.
Se os Miami Heat festejam pela primeira vez a conquista dos anéis, na equipa há alguns vencedores veteranos da Liga Norte-Americana de Basquetebol profissional. Desde logo Pat Riley, o treinador que voltou à equipa em Dezembro e a conduziu à conquista daquele que é o seu quinto título da NBA. Nos anos 80, Riley tinha ganho quatro vezes com os Lakers de «Magic» Johnson.
É de resto o quarto título para Shaquille O'Neal, veterano de 14 anos de NBA e uma das grandes figuras da história da modalidade, desde o início de carreira noutra equipa da Florida, os Orlando Magic, passando pelos tempos de glória nos LA Lakers e continuando agora com a conquista pelos Miami Heat.

Resultados da final
DALLAS MAVERICKS - MIAMI HEAT, 2-4
08 Jun: Dallas - Miami, 90-80
11 Jun: Dallas - Miami, 99-85
13 Jun: Miami - Dallas, 98-96
15 Jun: Miami - Dallas, 98-74
18 Jun: Miami - Dallas, 101-100 (a.p.)
20 Jun: Dallas - Miami, 92-95