Temporada 1988-99. Os Chicago Bulls avançaram para a final da Conferência Este. Os Cleveland Cavaliers foram um dos obstáculos ultrapassados. Jordan deixou a sua primeira grande marca fazendo perante o desespero de Craig Ehlo o lançamento vitorioso da negra em cima do apito final, que ficou conhecido como «The Shot».



Primeira final (1991). Los Angeles Lakers como adversários. Vitória por 4-1. O movimento maior, porém, aconteceu ao segundo jogo do «play off». «Air Jordan» arranca para o cesto e, ante o esperado contra de Sam Perkins, o mágico «The Move» aconteceu durante o voo.



Jogo perfeitamente normal dos Bulls frente aos Denver Nuggets na temporada regular 1991-92; vitória também normal. Algo, porém, ficou para a história. O «rookie» Dikembe Mutombo desafiou Jordan a lançar com os olhos fechados. O que ele fez. E, depois, respondeu «Hey, Mutombo! Bem vindo à NBA!». Mutombo, que festejava os contra agitando o dedo como quem diz «Na minha casa não», voltou a fazer parte deste rol mais tarde (1997). Disse a Jordan que este nunca faria um afundanço à sua frente e...

Quinto jogo de Jordan após o primeiro regresso, em 1995, e ainda muitas dúvidas. Aversários: os New York Knicks, no Maddison Square Garden. «Air Jordan» deu um «show» de 55 pontos.

1995-96: segunda temporada após o primeiro regresso. Recorde numa época de 72-10 entre vitórias e derrotas num campeonato. O regresso aos títulos de campeão. A festa. E também, contudo, o drama. Primeiro título ganho após o homicídio do seu pai, ganho precisamente no Dia do Pai. Uma das imagens que ficou: Jordan no balneário a soluçar agarrado à bola do jogo.

Final de 1997. Bulls e Utah Jazz empatados 2-2. No quinto jogo, Jordan jogou com febre e desidratado devido a um vírus estomacal; em muito difíceis condições. Ficou conhecido como o «The Flu Game» [«O jogo da febre»].Jordan foi do outro mundo: fez 38 pontos, incluindo os 3 decisivos a 25 segundos do final para uma vitória de 90-88 que antecederia mais um título ao sexto encontro.



1998. O jogo do sexto título, do segundo «tri». Os Bulls voltavam a Utah para mais um sexto jogo numa final. A 41,9 segundos do fim, a equipa de Chicago perdia 83-86. Jordan diminiu para 1 ponto com uma entrada por entre e defesa de Utah. Bola para os Jazz. Jordan rouba-a a Karl Malone. Com 10 segundos para jogar, finta Byron Russell com eventual ajuda de uma falta não assinalada e encesta. Nos 5 segundos que ficaram, John Stockton falhou o triplo que contrariaria os 87-86 do título para os Bulls. E o que ficou foi o último tiro da carreira vitoriosa do melhor de sempre no jogo mais visto de sempre da história da NBA.