A UEFA respondeu de forma positiva à iniciativa do FC Porto que consiste em doar um euro de cada bilhete dos jogos da Liga dos Campeões para ajudar os mais de 360 mil migrantes e refugiados.

Os dragões revelaram o conteúdo da resposta de Michel Platini a Jorge Nuno Pinto da Costa: «A UEFA apoia totalmente a vossa iniciativa e congratula-se em informar-vos que outros clubes já seguiram o exemplo de doar dinheiro pela sua própria iniciativa para associações de caridade que estejam a cuidar dos migrantes e refugiados que estão a chegar à Europa. A UEFA apenas pode encorajar todos os clubes de futebol a seguir o vosso exemplo, ainda que não possa obriga-los a fazê-lo – terá que ser pela sua própria iniciativa», pode ler-se na carta escrita pelo presidente do organismo europeu.

Entretanto, Pedro Pinto, diretor de comunicação da UEFA, disse à Lusa que foi «com agrado» que o organismo recebeu a iniciativa do FC Porto e que incentiva os outros clubes a apoiar a causa. A entidade responsável pelo futebol europeu está também a trabalhar noutro projeto no qual as doações serão feitas através da sua fundação.

B. Moenchengladbach e Malmoe aceitam desafio do FC Porto

Pinto da Costa escreveu uma carta na passada sexta-feira em que anunciava que irá doar um euro por cada bilhete do jogo com o Chelsea e apelando a que os restantes clubes em competição façam o mesmo.

«A família do futebol tem uma longa tradição de solidariedade e responsabilidade social, é por isso impossível fechar os olhos ao drama dos migrantes e refugiados que tentam entrar em solo europeu».

[artigo atualizado]