A selecção portuguesa de voleibol masculina vai estagiar com a congénere do Brasil, após os últimos jogos da primeira fase intercontinental da Liga Mundial, que decorrem em Julho. O estágio conjunto com os actuais campeões do Mundo, os últimos adversários que Portugal enfrenta na etapa inicial da Liga, em Minas Gerais, servirá de escala para a fase final da mesma prova, a realizar em Madrid.

Este período de formação com o Brasil será o terceiro estágio conjunto que a Selecção Nacional de voleibol realizará em Portugal até Julho, depois de receber a Finlândia, de 24 a 29 de Abril, e Cuba, em Maio.

O regresso ao trabalho da equipa nacional, que conquistou o oitavo lugar na última edição da Liga Mundial, está agendado para dia 21 de Abril, com a realização de testes de avaliação no Instituto Superior da Maia.

Sob o comando do técnico cubano Juan Diaz, os jogadores lusos têm responsabilidades acrescidas para este ano na Liga Mundial, onde terá de enfrentar as fortes selecções do Brasil e da Itália, e no apuramento para o Campeonato da Europa da Alemanha. Portugal disputa a segunda fase da «poule» de qualificação para o Europeu, entre 9 e 11 de Maio, em Istambul, na Turquia.

A primeira jornada dupla de Portugal na primeira fase da Liga Mundial será contra a Itália (selecção que já venceu oito vezes a prova e terminou em 5º lugar o último Mundial), no dia 23 de Maio, em Perugia, e a 25, em Benavente.